Created with Snap
Entenda como os carros autônomos funcionam

Entenda como os carros autônomos funcionam

Entre as principais tendências para o futuro dos veículos, o desenvolvimento de carros autônomos certamente é uma das mais intrigantes. Ao mesmo tempo que essa inovação parece inaugurar uma nova era no mercado automotivo, as dúvidas sobre seu funcionamento ainda são muito comuns.

Por isso, preparamos este post para mostrar tudo sobre essa novidade que logo poderá fazer parte da frota de veículos da sua empresa. Acompanhe:

Conheça a história dos carros autônomos

Apesar de ainda parecer coisa de desenhos animados futuristas ou filmes de ficção científica, o primeiro projeto de carro autônomo como conhecemos hoje foi desenvolvido pelo Google em 2010.

De lá pra cá, diversas montadoras e grandes empresas como Lyft, Uber, Apple, Samsung decidiram entrar nesse mercado, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias que melhoram a performance e aumentam a segurança desses veículos.

A previsão é que em 2025 os carros autônomos representem 4% do total de veículos vendidos no mundo e em 2035 essa previsão sobe para 75%!

O Brasil também possui seus protótipos de carros autônomos. Na Faculdade de Engenharia de UFMG já está em testes o CADU (Carro Autônomo Desenvolvido), enquanto na USP de São Carlos, os trabalhos com o CaRINA (Carro Inteligente para Navegação Autônoma) seguem desde 2011.

Segundo a Ernst & Young, a previsão é que em 2025 os carros autônomos representem 4% do total de veículos vendidos no mundo e em 2035 essa previsão sobe para 75%.

Entenda como o carro autônomo se orienta

Entenda como o carro autônomo se orienta

Diversos componentes trabalham em conjunto para garantir que um carro autônomo tenha a percepção e a orientação necessárias a uma direção segura. Câmeras, sensores e radares funcionam como os olhos do veículo, detectando obstáculos, sinais de trânsito, semáforos, pedestres, relevo etc.

Leia também:  A importância da aplicação do DDS na Gestão de Frotas

A grande vantagem é que esses equipamentos fazem uma verdadeira varredura ao redor do veículo, permitindo que ele enxergue em 360 graus. Desse modo, ele pode perceber situações que dificilmente o olho humano conseguiria captar, aumentando consideravelmente a segurança dos carros autônomos.

Os dados recebidos por esses equipamentos são enviados a uma unidade de controle, uma espécie de cérebro do sistema. Ela é responsável por transformar esses dados em ações, controlando a frenagem, a aceleração e a direção do veículo.

Sistemas de orientação de carros autônomos

Saiba quais são as regulamentações existentes

Talvez ainda leve algum tempo para vermos os carros autônomos rodando por aqui, contudo, alguns lugares mundo afora já regulamentaram essa novidade. É o caso dos estados americanos da Califórnia e de Nevada, que já permitem a circulação de autônomos desde 2012. Recentemente, a Alemanha também aprovou testes com esses veículos dentro de seu território. Os grandes projetos das fabricantes de carros autônomos estão concentrados nos Estados Unidos, Europa e Japão.

As medidas de segurança previstas na regulamentação determinam que os carros autônomos devem rodar apenas com algum condutor habilitado. Dessa forma, ele poderá assumir o controle da direção quando houver algum tipo de risco à segurança, como no caso de situações não parametrizadas ou mesmo se ocorrer alguma falha no sistema.

Vantagens do carro autônomo

Desenvolvedores acreditam que o impacto na segurança no trânsito será o grande legado dos carros autônomos.

Acidentes envolvendo carros são a 8ª causa de morte no mundo e 95% dos acidentes são causados por falhas humanas.

Tendo em vista que o acidente de carro é a 8ª causa de morte no mundo e 95% dos acidentes são causados por falhas humanas, a expectativa é que a automação da direção represente uma significativa redução no número de ocorrências e, principalmente, de vítimas.

Leia também:  Certificação energética: como se aplica à gestão de frotas

Vantagens do carro autônomo

As vantagens do carro autônomo logo poderão também fazer parte do dia a dia da sua frota de veículos. Eles permitem um maior controle e previsibilidade sobre custos, rotas, manutenção, melhorar a eficiência de combustível, além de reduzir os contratempos causados pelos acidentes.

Desafios do sistema

A implantação do sistema hoje é menos sobre as capacidades tecnológicas e mais sobre a dificuldade das partes interessadas para lidar com as várias complexidades comerciais e legislativas associadas a ter esses veículos na estrada.

Existem alguns impasses ligados a essa tecnologia, como a definição da responsabilidade em caso de acidentes, otimização dos sensores para maior percepção das condições de tráfego e do ambiente, adaptação da infraestrutura das cidades (exemplo: faixas de trânsito mal pintadas).

A implantação dos carros autônomos hoje é menos sobre as capacidades tecnológicas e mais sobre a dificuldade das partes interessadas para lidar com as várias complexidades comerciais e legislativas.

Seja como motorista ou como gestor de frotas, as novidades sobre os carros autônomos mexem com a curiosidade de muitas pessoas. Por isso, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e mostrar aos seus amigos que o futuro pode estar mais próximo do que imaginamos?

E enquanto os carros autônomos não chegam por aqui, saiba como a Locamerica, líder em locação de frotas do Brasil, pode te ajudar a economizar até 25% acessando nossa lista de materiais sobre gestão de frotas corporativas disponíveis para download gratuito. Clique aqui e comece agora mesmo a obter maior produtividade com menos custos para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2018 Blog Locamerica Frotas - All rights reserved