Created with Snap
Responsabilidade ambiental: saiba como ter uma frota sustentável!

Responsabilidade ambiental: saiba como ter uma frota sustentável!

Já faz algum tempo que a responsabilidade ambiental está entre os principais temas discutidos pela nossa sociedade. O resultado disso é que, dentro de casa ou no trabalho, cada vez mais a sustentabilidade dá o tom das medidas que adotamos no nosso dia a dia.

E na gestão de frotas a história não é diferente. Integrar os valores sustentáveis é fundamental para que o gestor garanta um menor impacto ambiental, reduza os custos de operação e mantenha a boa imagem da instituição.

Conheça, neste post, as medidas que todo gestor deve tomar para que sua empresa tenha uma frota sustentável. Acompanhe!

Escolha veículos apropriados para a demanda

Escolha veículos apropriados para a demanda

Não há dúvidas de que os veículos estão entre os principais agentes poluidores nos dias de hoje. Estima-se que eles sejam responsáveis por, em média, 90% da poluição das grandes cidades! Por isso, fazer a escolha certa dos modelos que vão compor sua frota é uma medida fundamental para reduzir as emissões e garantir uma operação eco-friendly.

Nessa decisão, é preciso levar em conta fatores como frequência de uso, locais em que o veículo vai rodar e a sua finalidade. Se possível, dê preferência aos modelos que já possuem algum tipo de mecanismo redutor de poluição, como aqueles que atendam as normas do PROCONVE. Todos esses detalhes fazem diferença na hora de decidir pelo modelo mais eficiente e sustentável.

Siga corretamente o calendário de manutenções

Não é à toa que os veículos novos saem de fábrica com um calendário predefinido para a realização de revisões e manutenções. Esse cuidado é de extrema importância para garantir que eles estarão rodando sempre em suas melhores condições, tanto no que diz respeito à segurança quanto à emissão de poluentes.

Leia também:  Telemetria e a sua importância para a gestão de frotas

Dessa forma você evita os custos elevados da manutenção corretiva, os riscos à segurança dos seus colaboradores e os efeitos nocivos ao meio ambiente que um veículo sem manutenção pode causar.

Considere a depreciação dos veículos para uma frota sustentável

Depreciação de veículos

Para que uma frota atenda às expectativas de produtividade da empresa e de seus clientes, seus veículos precisam ser renovados periodicamente. Uma boa forma de minimizar esse investimento é revender os veículos antigos. No entanto, a depreciação é um fator que deve ser levado em conta nesse processo.

Veículos com certa rodagem podem começar a apresentar problemas que demandam uma manutenção mais frequente, o que também pode resultar em aumento no consumo de combustível. Por isso, é preciso seguir os planos de manutenção preventiva para reduzir as perdas relacionadas à depreciação na hora da revenda.

Como essa é uma medida que impacta diretamente no caixa, observá-la corretamente também ajudará sua empresa a investir em veículos sustentáveis com mais facilidade.

Otimize as rotas e itinerários

Nada pior para um gestor de frotas do que olhar seu pátio cheio de veículos parados ou mesmo deixar de fazer algum negócio por falta de carros disponíveis. Além de essa situação representar um grande prejuízo financeiro, ela significa que a eficiência da frota poderia ser otimizada para reduzir a ociosidade e garantir a disponibilidade dos veículos.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental fazer uma análise, a fim de otimizar o uso dos veículos de sua frota. Essa tarefa envolve escolher os melhores caminhos a serem percorridos, definir os serviços que podem ser feitos por um mesmo veículo dentro de seu trajeto e designar o modelo certo para a tarefa a ser cumprida.

Leia também:  Frota própria x frota terceirizada: qual escolher?

Recomendamos o uso da telemetria veicular como base para o acompanhamento do uso da frota, por fornecer dados detalhados e informação em tempo real de cada veículo em atividade.

Além de contribuir com a pontualidade e a produtividade da frota de veículos, essa medida é indispensável para quem busca atender aos princípios da sustentabilidade na gestão. Isso acontece porque, com veículos rodando de maneira mais eficiente, é possível reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes na atmosfera.

Forneça treinamento para seus colaboradores

Forneça treinamento para seus colaboradores

Por mais que o gestor se esforce para cumprir as metas de responsabilidade ambiental, esses objetivos dificilmente serão atingidos se não houver o comprometimento de todos os envolvidos no setor.

Afinal, qualquer iniciativa tomada por uma companhia necessita de um esforço coletivo para ter sucesso, o que envolve a participação direta de seus colaboradores.

Quando falamos em sustentabilidade, a conduta dos motoristas no trânsito é tão importante quanto as medidas internas tomadas pelo gestor. Mesmo uma pequena mudança no comportamento ao volante pode fazer uma grande diferença quando essa atitude é multiplicada por toda a frota.

Ao adotar os conceitos de direção defensiva, por exemplo, é possível reduzir os riscos de acidentes, que causam prejuízos humanos e materiais. Da mesma forma, a postura mais consciente no trânsito resulta em uma direção econômica, o que promove uma redução nos impactos ambientais das suas operações.

Pequenas medidas como limitar a velocidade máxima de tráfego e manter o motor desligado quando o veículo estiver estacionado são simples, porém muito efetivas quando adotadas por todos os motoristas. Com o treinamento adequado, em pouco tempo todos os colaboradores estarão perseguindo o mesmo objetivo sustentável do gestor.

Leia também:  Veículo reserva: produtividade e eficiência na sua frota

Pela responsabilidade ambiental, considere a terceirização de frotas

Ainda que muitas das ações que visam uma atuação ambientalmente responsável sejam simples, nós sabemos que as demandas do dia a dia podem dificultar que esse tema tenha o espaço merecido dentro da organização. A solução para esses casos pode ser a terceirização de frotas.

Gestores que apostam nessa alternativa ganham mais tempo para se dedicar aos assuntos que mais importam para garantir a produtividade e eficiência do seu negócio. Uma frota terceirizada é muito mais sustentável, já que a empresa pode solicitar apenas a quantidade de veículos que necessita para suas operações, sem que haja desperdícios de recursos, como pode ocorrer com uma frota própria.

Além disso, os veículos estão sempre atualizados e com a manutenção em dia, já que tudo isso se torna uma tarefa da empresa terceirizada. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer da sua empresa uma referência quando o assunto é responsabilidade ambiental.

Além de permitir que sua empresa tenha uma frota sustentável, a terceirização também traz diversos outros benefícios. Descubra agora como a terceirização de frotas pode reduzir os custos do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2018 Blog Locamerica Frotas - All rights reserved