Created with Snap
Entenda como a terceirização não exclui o gestor de frotas

Entenda como a terceirização não exclui o gestor de frotas

Muitas áreas do mercado demandam um transporte sempre disponível, seja para carga ou para pessoas. Só que nem todas essas empresas têm esses veículos como parte de seu core business, não havendo, portanto, expertise e recursos necessários para a gestão adequada. Nesse cenário, é possível optar pela terceirização ou locação de frotas, o que pode deixar uma dúvida no ar: qual é o papel do gestor de frotas nas empresas que recorrem ao modelo de frota terceirizada?

Muitas empresas chegam a reavaliar a necessidade este importante cargo nas suas estruturas internas. Acreditam que, tendo uma empresa terceirizada para lidar com os veículos, não é mais necessário ter alguém interno para coordenar esta parte.

No artigo de hoje, você vai verificar porque esse é um grande engano. Afinal, a terceirização não diminui a importância do gestor de frotas: ele apenas passa pela evolução do seu papel na empresa, saindo de uma atividade estritamente burocrática para atuar de maneira mais estratégica. Entenda melhor:

O trabalho burocrático da locadora de frotas

O trabalho burocrático da locadora de frotas

Um dos motivos para buscar a terceirização de frotas é a quantidade processos burocráticos relacionada a cada um dos veículos que atende à empresa. Quando o negócio principal da empresa não envolve diretamente o transporte, provavelmente não há uma equipe com todo a expertise necessária  para se dedicar a essas tarefas.

Isso pode ocasionar atrasos e prejuízos devido a erros de preenchimento e pequenos descuidos. E mesmo pequenos prejuízos não são toleráveis quando se fala em um faturamento de larga escala.

Uma locadora de frotas, por ter o foco nessas tarefas, realiza o trabalho burocrático muito mais rápido e com mais eficiência. E apesar de parecer um gasto a mais, a terceirização de frotas libera todo o tempo dedicado ao trabalho operacional para realizar atividades mais rentáveis e estratégicas.

Leia também:  Custo Total de Propriedade: saiba como fazer o cálculo

O papel necessário do gestor de frotas

Em muitas empresas, o gestor de frotas não é alguém com formação específica para a função. Geralmente é alguém que foi transferido de outra área, ou que aprendeu na prática como tudo funciona, passando a maior parte do tempo cuidando da burocracia.

Para alguns, isso quer dizer que a terceirização de frotas o torna irrelevante dentro da empresa, o que não é verdade. De fato, o verdadeiro papel do gestor de frotas é muito mais estratégico do que burocrático, como veremos a seguir.

As ações estratégicas do gestor de frotas

As ações estratégicas do gestor de frotas

Sim, o trabalho do gestor continua, mesmo com outra empresa cuidando da maior parte operacional. A diferença agora será o seu foco. Antes, era necessário passar horas organizando documentos de seguro, despesas com combustível e outros.

Agora, a responsabilidade do gestor de frotas é totalmente voltada para funções estratégicas, como trazer mais eficiência no uso dos veículos, garantir a segurança dos colaboradores e exercer um importante papel de liderança.

O gestor de frotas também tem como missão buscar formas de economizar na operação dos veículos de sua frota, fazendo com que este importante recurso alcance o máximo da sua produtividade, atendendo a todas as demandas de mobilidade para as quais está designada.

Agora você já sabe que a terceirização dos veículos corporativos não diminui a necessidade de um dedicado e qualificado gestor de frotas dentro da empresa, aproveite para aprender mais: acesse nosso artigo para entender como a terceirização de frotas pode trazer uma economia de até 25% na operação da sua empresa.

E não deixe de conferir os nossos materiais gratuitos para download, produzidos pela Companhia líder em terceirização de frotas no país, com mais de 100 mil veículos e 2.000 clientes em todo o Brasil: a Locamerica Frotas! Melhore sua gestão da frota de maneira profissional e rápida, sem custo algum. Clique aqui e baixe agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2018 Blog Locamerica Frotas - All rights reserved